Menu inicial

Image Map

Slider

/ / / /" "/>

hover

07/10/2013

Mês da consciência do câncer de mama.

Olá meninas! Hoje o assunto do blog é mais sério. 
Vocês sabiam que o mês de outubro é o mês internacional de consciência do câncer de mama?
Vocês realizam o auto exame todo mês? 



Sintomas: 
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:
  • inchaço em parte do seio;
  • irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
  • dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
  • vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
  • saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
  • caroço nas axilas


O exemplo da Angelina Jolie:
 Vocês lembram que o New York Times publicou um artigo onde a Angelina Jolie conta que se submeteu a mastectomia bilateral profilática? 
Acontece que entre 10 e 15% das mulheres que desenvolvem esse tipo de câncer vem de uma predisposição hereditária, ou seja, elas herdam do pai ou da mãe um gene com mutação e essa mutação aumenta o risco de se desenvolver um câncer de mama. Embora essa porcentagem pareça pouco, a probabilidade da doença se desenvolver ao longo da vida pode chegar em a até 85% . 
Isso se descobre através de um teste feito com o sangue ou a saliva. A grande discussão se começa não em fazer o teste, mas sim por quem deve fazer o teste, isso deve ser discutido com um médico de confiança, ele que determinará a necessidade real de se fazer este tipo de exame. 
No caso da Angelina, depois de feito o teste foi descoberto que ela tinha uma enorme possibilidade de desenvolver a doença (em torno de 85%) e optou por fazer a retirada total da glândula mamária mas poupando a pele e o mamilo, diminuindo as chances em 90%. 
Existem outras maneiras de fazer a prevenção com terapia hormonal e rastreamento com mamografia e ressonância anual da mama. 





Meninas, este mês fazendo meu auto exame acabei descobrindo um pequeno caroço no seio direito e na mesma semana fui ao meu tio (que é ginecologista e mastologista) para investigar, marquei uma ressonância com avaliação de um oncologista para descartar qualquer possibilidade ruim, como ainda não chegou o dia, continuo fazendo o auto exame praticamente todo dia para saber se mudou alguma coisa, e de ontem pra cá percebi que aumentou consideravelmente e apareceu mais um. Esses dias ando bastante ansiosa, nervosa e preocupada,  até mesmo pelo fato de ter predisposição a essas coisas, por isso me desculpem se tenho ficado um pouco dispersa aqui nos posts do blog, tenho dado o meu máximo e vou continuar dando sempre. Nessas horas a gente vê a importância do autoexame, mesmo tendo apenas 20 anos.
Me desculpem o desabafo. 



Bisou!

2 comentários:

  1. Admiro quem esta fazendo a campanha contra o câncer de mama, realmente todas nós mulheres temos que nos prevenir. Achei o ato da Angelina Jolie tão lindo, mereceu meus parabéns. :)
    Beijos e uma ótima semana! ♡

    Blog Tô de Batom | Curte?

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna

    É realmente muito bom a divulgação das blogueiras para que as mulheres se conscientizem sobre a importância do auto exame.

    Saiba que estou torcendo muito por vc. Vai dar tudo certo.
    Fique bem.

    Super bjos
    I Like Movies.com / I Like Movies! Page / Prêmio Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. :)